Infestação de Escorpiões em bairros de Rio Preto Assusta Moradores
08/05/2017
Moradores dos bairros Parque Industrial e Clementina, em São José do Rio Preto (SP), estão assustados com o número de escorpiões que invadiram essas regiões.
No Parque Industrial, os moradores vivem próximos à linha férrea, onde há muito mato, sujeira e até vagões abandonados. O local é ideal para reprodução dos escorpiões, já que preferem lugares úmidos, com madeira e calor. Ana Carolina Rodrigues é moradora do bairro Clementina e foi picada por um escorpião no último final de semana. O animal estava escondido em uma jaqueta que ela foi vestir. Ana Carolina foi atendida e medicada na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Jaguaré e já está em casa. "Peguei uma jaqueta para sair à noite e quando voltei para casa, senti uma fisgada muito forte no peito. Tirei a jaqueta e balancei para ver o que era e caiu um escorpião no chão. Fui medicada e me deram anestesia no local, pois a dor é insuportável", comenta.
O bairro está cheio de terrenos baldios e há muito mato, o que também facilita o aparecimento de escopiões. Não há um número oficial de vítimas de escorpiões no local, mas, segundo os moradores, mais de 10 pessoas foram picadas pelo animal somente neste ano. A orientação para quem encontrar um escorpião em casa é comunicar o Serviço de Vigilância Ambiental e a Prefeitura para que eles façam uma visita no local para verificar de onde veio o animal. Se a pessoa for picada, é preciso procurar um serviço público de saúde para ser medicada o quanto antes.
O cuidado com as crianças e os idosos deve ser redobrado já que o veneno do escorpião pode ser fatal.
Fonte: G1