Infestação de escorpiões amarelos é identificada em localidade de São Francisco do Sul
20/08/2019
Até o momento, nenhuma pessoa foi picada pelo animal; Vigilância orienta sobre os cuidados para evitar a proliferação do animal
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, identificou uma pequena infestação de escorpiões amarelos, na localidade de Iperoba, em São Francisco do Sul. Ate o momento, não há registro de pessoas picadas pelo animal.
Apesar da situação não ser grave, a vigilância orienta que a população deve ficar atenta aos cuidados, para evitar a proliferação dos escorpiões na região. Além disso, nenhum tipo de produto químico deve ser usado para o controle da praga.
“A recomendação principal é não permitir que o animal encontre um ambiente favorável para reprodução, mantendo residências e quintais limpos e organizados, sem acúmulo de lixo, restos de materiais de construção, entulhos, vedando ralos e frestas de paredes”, explica Alexandre Muehlmann, coordenador da Vigilância em Saúde.
Ainda segundo Alexandre, todas as medidas de monitoramento e preconização, para manter a situação sob controle, já estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde.
Leia também:
Confirmada a quinta morte de macaco por febre amarela em SC
Vigilância epidemiológica confirma 10 casos importados de sarampo em Santa Catarina
Os escorpiões amarelos são venenosos e se abrigam principalmente em lugares com pouca luminosidade. Os acidentes acontecem quando o animal se sente ameaçado. Apesar de dolorida, a picada não deixa marcas.
Em casos de acidentes, os moradores devem contatar imediatamente à Vigilância em Saúde, para que os fiscais tomem as medidas necessárias.
Fonte: nd+.com.br